A antecipação continua sendo a estratégia mais eficaz para preservar a saúde. Na Pleno Saúde, respaldamos o Dia Mundial de Combate à AIDS, cujo propósito é aumentar a consciência sobre a doença e o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

A AIDS, conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, representa o estágio avançado da infecção pelo HIV, atingindo as células de defesa do organismo. Este vírus, transmitido principalmente sexualmente, também pode ser propagado pelo sangue contaminado e verticalmente, da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Os sinais da AIDS manifestam-se em diversas fases. Inicialmente, febre, fraqueza, emagrecimento e diarreia prolongada podem ocorrer. Conforme a doença progride, outros sintomas como candidíase oral, presença de gânglios na virilha, axilas e pescoço, além de perda de peso significativa e suores noturnos, tornam-se evidentes. Na fase mais crítica, sintomas comuns incluem afecções nos gânglios linfáticos, dores musculares, feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais, faringite, prostração, fadiga persistente, náuseas e vômitos, sensibilidade à luz e mais perda de peso.

A prevenção continua sendo crucial, e o uso de preservativos é a forma primária de proteção, visto que qualquer tipo de relação sexual pode facilitar a transmissão do vírus e existem outros tratamentos como Prep e PEP, que podem ser orientados por um médico especialista.

Cuidar de si é um ato de amor à própria vida! 💙🩹